Poeta Jessé Ojuara
*Nunca se nega a ninguém, café, água e Poesia.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Requiem da democracia?

Hoje, ainda impactado pelo resultados das urnas, que por um lado me deu esperanças, já que Lula ficou na frente do seu oponente, contudo mostrou-me uma grande incoerência, com a votação de um congresso extremamente conservador.

 

Num regime presidencialista é impossível governar sem apoio. Portanto, vemos agravada a situação de Lula, caso seja eleito no segundo turno, continuará refém do Centrão.

 

Lembro de Ulisses Guimarães, que afirmou:

 

"Se acha essa câmara ruim, espera a próxima".

 

O Bolsonarismo conseguiu eleger e posicionar muito bem seus principais simpatizantes e até mesmo quem navegou nessa onda, como Moro e Dallagnol se elegeram. Apesar de todas denúncias e escândalos amplamente divulgados, envolvendo todos eles.

 

Como entender e analisar esse fenômeno? Como aceitar a fortaleza dessa tal DEMO (POVO) + KRACIA (GOVERNO), quando o povo é tratado como gado, passa fome, é sufocado, humilhado, morre sem ar, amparo, passa fome, sem emprego, mendiga nas ruas, se espremem em favelas e se alimentam de pé de galinha, osso e sebo, são iludidos com falácias hipócritas de falsos pastores e messias belicosos e mesmo assim, perpetuam no poder, cíclicamente, os seus próprios algozes.

 

Em qualquer democracia, minimamente fortalecida, o povo já teria se revoltado e exigido a queda do seu opressor. Mas hoje, mais do que nunca, essas manifestações são orquestradas por uma mídia e influenciadores vendidos e corrompidos pelo poder. Basta fazer uma breve análise do golpe 2016, contra Dilma 

 

Alguns afirmam que a culpa é da falta de educação. Mas quando comparamos a situação de outras "democracias", mais ricas, "educadas" e consolidadas, em todo o mundo, observamos, que também dizem sim ao crescente fascismo e conservadorismo. Questiono-me onde estamos errando?

 

Recordo o pensamento de Simone de Beauvoir:

 

"O opressor não seria forte, se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos".

 

A questão não está só na educação, mas na qualidade da educação. Formar analfabetos funcionais, só alicerça e consolida o problema. Isso não é educação!

 

Educar é essencialmente, formar pessoas com capacidade de pensar por sí mesmas. Saber ler e acima de tudo interpretar, com isenção, os problemas e situações cotidianas. Sobretudo, envolvendo política 

 

A questão é bem mais antiga e profunda. Talvez o estudo de livros como A MORTE DA DEMOCRACIA, de Steven Levitsky e Daniel Ziblattt e outros estudiosos, possam jogar um pouco de luz sobre esse complexo tema. Não tenho conhecimento para tanto e apenas, como eleitor e cidadão que sofreu e chorou a morte de amigos na pandemia e vive a crescente derrocada da democracia, tento entender como o povo pode ser tão docilmente manipulado?

 

Talvez o avanço das religiões evangélicas explique. Deus, armado, mostrou ser um poderoso cabo eleitoral e concedeu procuração para falsos messias belicosos e pastores mercantilistas, deitar, rolar sobre a consciência dos incautos crentes. Tudo em nome de "Deus e ele" acima de tudo e todos e claro, obediente e serviçal do poder.

 

Minha razão chora de luto e eu luto para combater minha presunção, ao pensar: será que só eu tenho razão ou eu que sou um idiota?

 

A verdade não me libertou. Ela, pelo contrário, fez-me refém de uma indagação: Vivemos o requiem da democracia? Ou ainda há esperança?

 

Estou abalado, triste e impactado, mas vou seguir o conselho do mestre Paulo Freire e vou esperançar. Porque, como disse:

 

"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar, não é esperança, é esperar.

Esperançar é se levantar. Esperançar é ir atrás. Esperançar é construir. Esperançar é não desistir!

Esperançar é levar adiante. Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo".

 

Seria o momento de repensar a própria democracia, como ela se apresenta e é operacionalizada? Criar um novo sistema, misturando o que deu certo e buscando novas formas, com agregação da tecnología, para amenizar possíveis manipulações políticas, como no caso das infames fake news?

 

Em termos de sistema eleitoral e apuração dos votos, somos pioneiros e muito avançados. Mas em termos políticos, vivemos ainda sob a influência dos antigos coronéis. Com as mesmas famílias e clãs se revezando no poder.

 

Continuarei lutando. Vou esquecer os alienados, fundamentalistas. Vou investir nos indecisos. Vou buscar os que não votaram, para alertá-los sobre os riscos do momento atual. Todas as perdas para o pobre, preto, trabalhador, mulher, LGBTQIA+, etc.

 

Recomposto, vou levantar, sacudir a poeira e armado até os dedos com minha pena, em verso e prosa, mostrar para os congressistas, para os amigos e até inimigos, que a luta continua.

 

 

Jessé Ojuara
Enviado por Jessé Ojuara em 03/10/2022
Alterado em 03/10/2022